A Essência do Trabalho dos Discípulos/as
*A Essência do Trabalho dos Discípulos/as*
João 5.17,44.
- "Meu pai trabalha até agora e eu tbm..." - v.17.
- "...vcs que aceitam glória uns dos outros...e não procuram a...que vem do Deus único?" - v.44
- Isto porque o Senhor Jesus dizia que Deus era o Pai dEle e que Ele estava gastando seus dias neste mundo trabalhando igual a Seu Pai.
- Ele não negava isto, até porque era obediente na Sua Missão terrena que durou apenas três.
-Percebemos nos idos do ministério do Senhor Jesus, antes de ter seus discípulos forjados, que Ele buscou converter a casa de seus pais.
- Mas o chamado dos homens e mulheres que conheceram a salvação já aqui na Terra, por viverem e morrerem como discípulos forjados, era para trabalharem igual o Pai e o Filho.
- Isto é, os discípulos de sempre deveriam ser pessoas que irritariam o mundo que já está em chamas, como o Pai, o Filho e os primeiros discípulos fizeram, trabalhando, cheios do Espírito que é dado aos selados para esta Missão na quantidade de anos que Deus tem para eles neste mundo.
-Este era o cotidiano do Senhor e dos seus discípulos/as chamados/as - Mt 10.34-36.
- Mas entenda isto: Muitos seguiam, ouviam e viam o Senhor Jesus trabalhando até tarde, e depois tbm seus discípulos/as forjados, mas a maioria daqueles não forma chamados.
- Outros foram chamados foram, mas não foram obedientementes para se deixar forjar, para trabalhar com excelência da sequência do DNA do Pai, do Filho e que chegou nos discípulos.
*2- Essência do Ministério Herdada pelos Discípulos:*
- O templo era único e era dos judeus, mas que o Senhor Jesus disse que destruiria e edificaria um novo em três dias - nisto Ele falava de Sua morte e ressurreição - João 2.19-22; João 4.23-24.
- Portanto, a essência do ministério herdado pelos discipulado de Jesus, foi para pregar o Evangelho *para fazer discípulos/as* do reino de Deus de casa em casa - At 2.42.
- Ainda antes de cumprir a profecia do Senhor Jesus ref. a destruição so templo, os discípulos trabalhavam com o Espírito do Senhor, se reunindo com pessoas no templo, e tbm já se reuniam em casa - At 2.46; 5.42.
- Porém os vemos direto nas casas trabalhando junto com o Espírito do Mestre, forjando novas vidas semelhante o Mestre fez com eles, compreendemos que não foi no templo que os melhores discípulos foram formados - aqueles 12 (com Paulo dentre eles, no lugar de Judas) - foi no pequeno e reservado grupo do Senhor Jesus (na casa Pedro, nas praças e ruas).
- Neste ambiente de casa Zaqueu e Mateus revelaram suas conversões.
- Priscila e Aquila trabalhavam com o mesmo DNA de Deus, na Igreja Bíblica do Senhor Jesus e dos primeiro discípulos - Rm 16.5.
- As igrejas da sequência formaram nas casas, como o trabalho que era feito na casa de Priscila e Aquila - eles até se conheciam - 1Co 16.19.
- O discípulo chamado Ninfas, encotrado por Deus fiel, em Laodicéia, tbm trabalhava mantendo uma igreja de discípulos do Senhor reunida em sua casa - Col 4.5.
- Paulo saúda seu discípulos Filemon, e o chama de colaborador (trabalhador); pois ele tinha uma igreja em sua casa. E ainda Paulo saúda a dois companheiros de luta (trabalhadores fiés) que frequentavam esta célula - Filemom 1-2.
- E neste lugar eram muito abençoados, porém não sem perseguição, porque neste ambiente de fraternidade e exortação mútua, todos trabalhavam com o cuidado de manter a essência do texto.
- Veja que na época de João Wesley, o Metodista seguia este modelo de Igreja Bíblica que, por sua firmeza doutrinária, impediu uma guerra civil, bem no berço da Revolução Industrial.
- Em nossa tradição, herdada do DNA bíblico recebido do Senhor Jesus, a orientação deixada por Wesley a seus trabalhares é que excluisse o incauto pecador, que não se acertava, na própria célula.
- Não se vive uma vida autentica cristã, para impedir um guerra o um mal sobre família dos irmãos, etc., se não for um grupo coeso, com um coração pegando fogo por está trabalhando com fé pela presença do Senhor Jesus e cheio do Espírito Santo.
*4- Essência do Ministério com o Crescimento do Número de Discípulos/as:*
- Na grande assembleia dos santos. No culto de celebração das células reunidas.
- Precisa de um lugar apropriado onde possa se reunir o corpo de Cristo.
- John Wesley comprou vários espaços para que os grupos se reunisse a medida que ia crescendo o número de pessoas que ia sendo forjados pelos trabalhadores nas casas.
- Porém, uma vez que havia ordem na casa semanalmente, pelo trabalho da família acolhedora e dos líderes e auxiliares. Num espaço de reunião de todas as células, todos os líderes e todos os auxiliares, tbm seus faz necessário trabalhadores para atender as novas e grandes necessidades, para ordem e decência no lugar que chamos de Casa de Deus, por se reunir seus filhos para invoca-Lo e cultuá-Lo todos juntos.
- Portando esta grande Casa precisará de trabalhadores: espirituais, porque Deus é Espírito e é Ele que precisa dirigir tudo; orderos; comprometidos; que não tenha desvio de caráter cristão, para não ficar se vitimizando frente aos furos nos compromissos; e que seja bem forjado para forjar discípulos a semelhança dEle, de Cristo e de Deus - seja exemplo de adoradores e trabalhadores para os de dentro e de fora para crescimento do corpo de Cristo - At 2.47.
- Escute isso, mesmo com seus sucessos e aprovações profissionais, o Senhor que morreu para nos dar a salvação, nos convida buscarmos especialmente e unicamente, a glória que venha de Deus - João 5.44.
- Há muitas coisas que buscamos neste vida, mas a que mais importa, o Senhor está dizendo que é a única que importa é estarmos continuamente a procura da glória de Deus, uma glória que é perfeita e que quando ela começa em nossas vidas ela só tende a crescer para nos aproximar cada vez mais da imagem daquele nos chamou
Em Mt 20.1-16, o nosso Senhor e Mestre Jesus fala dos trabalhadores da última hora (os Parábola dos Trabalhadores da Vinha).
.Eu louvo a Deus pela vida dos trabalhadores da última hora que o Senhor tem reunido e durante o ano que passou, dando lugar ao Espírito Santo, fizeram a diferença e, como Priscila, Aquila e outros receberam da glória que vem de Deus sobre suas vidas, que esta glória siga crescendo cada vez mais em suas preciosas vidas.
.Louvo da mesma forma ao nosso Deus, pelos trabalhadores que fizeram a diferença em seu trabalho, junto do Espírito Santo, o no poder dEle, nesta grande Assembleia dos santos, que reúne todas os Grupos de Comunhão que se reúnem nas casas. Que podemos chamar da grande Casa de Deus. Que o Senhor abençoe de uma forma muito especial a vida de cada um de vcs que deixaram registrado um legado de exemplo para os de dentro e e simpatia para os de fora que nos visitaram e foram impactados pela nossa organização por seu trabalho.
Oremos, pois grandes coisas o Senhor fará em nosso meio, trabalhadores do Senhor, em 2026, com salvação, curas e muitas portas abertas.
Amém!!
Comentários
Postar um comentário