Retornando ao Início

Texto base: Lucas 14.25-27

Introdução

Os 3 Visitantes Interestelares:
  1. 1I/'Oumuamua (2017): O primeiro objeto interestelar confirmado, notável por sua forma alongada e trajetória peculiar.
  2. 2I/Borisov (2019): O segundo, um cometa mais "tradicional" mas vindo de outro sistema, permitindo comparações com nossos próprios cometas.
  3. 3I/ATLAS (2025): O terceiro e mais recente, com composição e idade extremas, sendo um objeto de bilhões de anos mais antigo que o Sol, trazendo segredos de outros sistemas planetários. 

Definidos como: "forasteiros cósmicos" [que] são relíquias da formação de outros mundos."

Aparições de peixes apocalípicos:

As "aparições de peixes apocalípticos" referem-se principalmente a avistamentos de peixes-remo (Regalecus glesne) e, mais recentemente, de outras espécies de águas profundas, como o peixe-diabo-negro (Melanocetus johnsonii), na superfície. 

Esses termos vêm de lendas japonesas que associam a subida desses animais à superfície a presságios de desastres naturais, como terremotos e tsunamis. 
A última aparição notável do peixe-remo (ou "peixe do juízo final") ocorreu em fevereiro de 2025, com um espécime encontrado na Baixa Califórnia, México, e outro caso relatado na Califórnia, EUA, em 2023.
Neste início de foi relatado o aparecimento de um na costa americana.
A Bíblia fala de guerras, rumores e falsa paz!
Desenvolvimento:
Retornando ao início é uma mensagem que tem por maior objetivo, aproveitar o início de muais uma jornada, também chamada de ano novo, para termos os nossos olhos abertos de forma a nos aproximar mais de Deus.
O texto da mensagem, é o retorno à base da nossa inserção no Reino de Deus. Entretanto, ele não está isolado, mas responde ao contexto de sua existência. Vamos ao texto que lhe precede:
A parábola da Grande Ceia.
Primeiro, no v. 15, o Senhor revela quem a pessoa verdedeiramente feliz: "Aquele que participard do banquete no Reino de Deus" - v.15 (que de forma repetida é informado na Santa Ceia).
No v. 16, O Senhor Jesus narra que certo homem, Deus, "deu" uma grande ceia - "deu" e "não dará" -  (um termo nos passado, semelhante à Is 9.6: "um menino nos nasceu...nos deu...estava sobre seus ombros...seu nome é...") - e convidou muitos. Não convidou todos.
No v. 17, o Senhor então relata o que ele viu acontecer quando Deus mandou irem chamar os convidados para a festa quando foi realizada no memento que o banquete ficou pronto. 
No v. 18, o Mestre testemunha que "todos" os que já estavam convidados, "começaram a arrumar desculpas" para não irem. "Todos" quer dizer "todos", ou pode ser uma força de espressão para representar a maioria, concordam?
1- v.18: Comprei um campo - Casa de veraneio - "preciso ir"
2- v.19: Compre cinco juntas de bois - Os negócios estão prosperando - Eu "vou" - ; 
3- v.20: Casei-me - Agora tenho uma linda família - "não posso ir". 
Respondam para o Senhor agora: Será que todos eles precisavam do despreso santo que receberam de Deus, que o Senhor Jesus explicou no texto que é o centro desta parábola, no v.26?
No v.21- O servo celestial voltou e "relatou tudo ao seu Senhor", o um comentarista bíblico ainda acrescenta que, da mesma forma, os ministros pastores dos rebanhos confiados por Deus a eles, deveriam apresentar diante do Senhor, em oração, a obediência ou obediêcia de seus ouvintes.
Após ouvir o seu servo, Deus manda-o ir "depressa pelas ruas e becos buscar pobre, aleijados, cegos e coxos" para o Seu banquetes. Pessoas estas que não estavam traindo Deus com a felecidades que receberam dEle mesmo, mas eram passoas que desocupadas não rejeitariam, de forma alguma, ao convite de Deus por nada nesta vida.
No v. 22, o servo diz ao Senhor que ainda havia lugar. 
No v. 23 Deus manda-o ir em lugares mais difícies: "caminhos e atalho e obrigue"...para que a Casa do Senhor ficasse cheia. "Obrigue" tem a conotação segundo um comentarista bíblico, de "com toda violência do amor e a força da palavra de Deus".
No v.24 Deus expressa a seu servo fiel que foi enviado, que fez isso, "porque, digo a vocês, n E enhum daqueles que forma convidadados provará a minha ceia."
Conclusão
Como não sabemos o dia do fim, mas nos encaminhamos para ele, os sinais estão aí, precisamos estar agindo mais como o Senhor, tem nos ensinado.
Lucas 17:21: o Reino de Deus não vem com aparências externas (como "aqui" ou "ali"), pois "o Reino de Deus está entre vocês" ou "dentro de vocês".
Estejamos atentos e unidos nos projetos da missão de Deus. Para não sermos encotrados em falta ou completamente envolvidos em coisas desta vida. 
Lembro-me da visita da irmã Maria no mutirão ontem e na ação dela hoje...
Irmã Maria.
Lc 17:21.
O reino não é um lugar, instituição ou coisa, ele está em vc ou ele é vc.
Como vc se vê como reino de Deus para vc, para sua igreja, para sus família, para seu trabalho, para seus colegas de estudo ou amigos.
Sei que aqui não irão dizer que ele age assim por ser aposentada, como falavam do pessoal da Gamboa, por não terem condições financeiras.
V. 18 - Meras "disculpas" 
Analisemos os v. 28-33.
Precisamos fazer acordo com os nossos adversários. Se este, pela na posição na história, for o inimigo de nossas almas, temos que buscar estratégias para vênce-lo.
Mas ser nós tivermos na posição aposta a Deus, precisamos sair da posição de adversário de Deus, para não fazermos parte da maioria que o texto enfatiza.
Os vs. 34-35, Sal é todo cristão, porém fica em maior destaque todos os ministros do evangelho. Precisamos fazer a parte que nos foi confiada, que é conduzir a igreja de Cristo na verdade de Deus, onde o próprio Filho cumpriu e deixou explicado para nós.
Retornando ao Início: Lucas 14.25-27
Oremos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resistindo a Tentação!

A Palavra da Fé em Cristo é Suficiente.

Pentecostes na Essência