A Verdadeira Felicidade é uma Busca

Mateus 4.1-11

Oração: Pendindo ao Senhor,  que enquanto a Palavra é apresentada, Ele esteja operando curas como sinal de Sua presença.

Observando uma reflexão do pastor e escritor John Piper, fui impelido a contruir a seguinte linha de compreensão. 

Ouvimos muito nesta vida sobre o desejo de ser feliz. A felicidade é um desejo inerente a todos os seres humanos. 

Entretanto, é comum ouvir também que a felicidade neste vida não pode ser o projeto do cristão salvo de verdade, entendendo que não há nada aqui que possa nos tornar realmente felizes. 

E, quando lemos a revelação da Palavra da vida, em 1João 2.15-17, encontramos:

¹⁵ Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

¹⁶ Porque tudo o que há no mundo os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vidanão procede do Pai, mas procede do mundo.

¹⁷ Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 

Opa, aqui aprendemos do Espírito Santo que nas coisas procedentes do mundo não há felicidade.

      Com esta revelação do Espírito Santo a João, vimos claramente que não é possível uma pessoa salva ser feliz através do amor às coisas precedentes do mundo (v. 16b). 

       Todavia, Deus também enfatizando para nós neste texto que a felicidade está naqueles que fazem a vontade (ou desejos) de Deus, e que estes recebem um benefício de valor incalculável por ser de uma alegria sem fim (v.17b).

        Logo, se você tem duvida se a sua feliciade é pecado ou não, podemos concluir que isto só está acontecendo porque o seu desejo de ser feliz é pequeno, muito pequeno. Rm 14.23a nos diz:"Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé". Isto é, este desejo está nos limites reduzidos das coisas procedentes deste mundo. 

        Porque se a sua sensação de felicidade viesse realmente de Deus, ela seria de um prazer incalculavel, pelo tamanho da fonte que ela foi criada, que é Deus. Como revelado em 1Jo 2.17b, é um felicidade baseada na presença de um amor as coisas de Deus, que permanece até após esta vida, é para sempre!!

Então, avalie se há verdadeira felicidade da salvação já alcançou você, não pelo seu batismo, ou ida ao culto, ou prosperidade famíliar e sucesso na vida, mas pela grandeza ou pela proporção da intensidada de prazer, alegria, gozo de felicidade que há em seu coração, se é de um grandeza imensurável, como resultado das coisas do Céu, dos desejos pelos mandamentos de Deus e da Sua vontade.

Ser feliz deve ser o nosso desejo, mas esta felicidade deve ser através dos prazeres oferecidos por Deus. Retornemos ao texto introdutório, mas sem perder de vistas às vontades mundanas que vimos em 1Jo 2.16.

Mateus 4.1 - O Espírito Santo conduz o Senhor Jesus, imediatemente após o Seu batismo, para ser provado e ser aprovado num resumo de como seria a escolha frente as duas propostas de felecidade que receberia em sua vida. 

1- Desejo da Carne - Transforme a Pedra em Pão:

v. 2 - É revelado para nós que o nosso Salvador Jesus, o Filho de Deus, veio ao mundo como nós, assumindo forma humana e sentia fome, após um longo tempo sem comer.

v. 3  - Ele recebe do espírito da trevas uma proposta dentro de Sua capaciadade como Filho de Deus, para se alimentar num lugar ausente de alimento. Mas no v.4, está a resposta de quem tem a verdadeira felicidade: O alimento físico é só para o tempo deste mundo, mas o meu alimento vem da boca de Deus, é eterno, e não da sua orientação.

Anote: "Deus é mais glorificado em você, quando você está satifeito nEle" - John Piper.

2- Soberba da Vida - Está Escrito:

v.5-6 - O Que está na Bíblia é preciso primeiro crer e depois fazer, não só fazer sem fé.

Em Rm14:23b, também está escrito - "tudo o que não provém de fé é pecado". 

v. 7 - A fé não deve ser usada para se mostrar, sem sentido, ela é um dom de Deus, não é resultado de esforço próprio. Ela é um presente divina (vc pode ler a Bíblia toda, com o coração nos desejos do mundo, e não ter fé). A fé é o fruto da graça e da misericórdia de Deus, como é a salvação que o homem recebe como dom gratuito de Deus (Ef 2.8-9). 

Ambas, uma vez recebidas, tem em si habitanto a verdadeira e plena felecidade, poir vieram de Deus e não do mundo ou do homem. Precisa vir de Deus, para que se estabeleça neste coração uma felicidade que supere qualquer pecado nesta vida. Qualquer proposta do princípe deste mundo, por mais espetácular e de imenso teor ou estimulo de prazer a carne que pareça.

Fuja soberba de sua vontade para o seu agrado ou de outros, só porque está escrito na Bíblia. Busque uma vida que saiba ouvir a vós do Espírito Santo. Não coloque Deus a prova. Então será feliz de verdade!!

3- Vontade dos olhos - Mostrou ao Senhor Jesus todas às Riqueza do Mundo:

v. 8-10 - Também confirmando que a veradeira felicidade é possível nesta vida, desde que seja aquela felicidade que desce do alto, nascida na Cidade eterna, em Deus. 

O diabo, oferece mais uma de suas opções de felecidade, porém nascida neste mundo que terá um fim. Mostrando todas as riquezas e glórias deste mundo. 

Mas o Senhor Jesus já vinha desmonstrando no deserto, que havia feito a sua escolha pela verdadeira felecidade que é um desejo para sempre - "Adorar somente a Deus". 

Anote: "Todos louvam aquilo que valorizam"; ou "todos amam aquilo que desfrutam!" (Johm Piper).

Escolha hoje louvar e valorizar o que vem de Deus e de sua promessas na Sagradas Escrituras, com a dadiva da fé e da salvação que desce do alto, do trono da graça do Senhor.

O que você tem louvado, amado ou valorizado? O provém do mundo ou de Deus?

Conclusão:

A Verdadeira Felicidade é uma Busca.

O Espírito Santo me revelou isto para vcs hoje pela manhã. Ela é uma busca. O Senhor Jesus venceu as três tentações do diabo  porque estava na busca da verdadeira felicidade que Deus Pai havia revelado a Ele em Is 53.11 (As tentações  eram para felicidades pequenas demais frente a promessa de alegria eterna)

Buscai ao Senhor enquanto...Is 55.6-7

Buscai em primeiro lugar o reino de Deus...Mt 6.33.

Pedi e dar-se-a, buscai - Mt 7.7.

Clamai a mim e responder-te-ei - Je 33.3.

Busca na leitura, no dia a dia, busca em culto a busca é uma questão pessoal!!

A felecidade verdadeira que é fruto da busca e de um amor verdadeiro, é aquela que deve ser numa dimensão que queira atrair outros para dentro de sua infinita grandeza: Assim fez Deus Pai e o Senhor Jesus e nos chama para fazer com outros, se for realmente deixaros habitar do Espírito Santo em nossa vida.

Com tamanha felicidade e amor os anjos vieram servir ao Senhor Jesus, e a Bíblia diz que eles servem os salvos de hoje.

Escolha ser feliz, escolhendo a morte de Cristo para lhe dá vida eterna e receba a verdadeira felecidade que é eterna como dadiva de Deus para a sua vida.

Nesta verdade felicidade como dádiva pela obra de Cristo tem salvação da alma, cura de enfermidades, restauração de demandas pessoas.

Oremos!!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resistindo a Tentação!

A Palavra da Fé em Cristo é Suficiente.

Eu e Minha Casa Servimos ao Senhor.