Hora de Separar Homens dos Meninos*
Atos 10.33-36,44
- Em Atenas Paulo dá uma aula de teologia natural, o que provoca como resultado três reações nos seus ouvintes:
*1- Uns zombam - v.32a.*
- At 18.5-6
*2- Uns desejam ouvir mais do assunto posteriormente - v.32b.*
*3- Alguns creem e se unem a fé do mensageiro - v.34.*
- At 18.8
*Exemplos disso aconteceram com:*
1-Gov. Félix e Drusila - Atos 24.25-26.
- Ambos ouviram a mensagem do apóstolos, porém, ao serem confrontados a 1ª vez, temeram ao ouvirem sobre "justiça, domínio próprio e juízo vindouro" (v.25).
- Mas depois, resistiram a graça oferecida pelo Senhor da vida, Cristo Jesus, cauterzaram suas mente, e perderam o medo da irá de Deus e queriam propina para soltar Paulo (v.26).
- Mas depois as consequências chegam.
- Porque temeu Félix? Ele, além de corrupto, era um líder brutal, e por isso foi deposto pelo imperador Nero dois anos após a audiência com Paulo. Seu cargo de gov. foi por apadrinhamento e não capacidade. *Era para ter aproveitado a oportunidade de salvação que Deus lhe deu. E mais:
- Drusila, sua esposa, filha caçula do Rei Horodes Agripa, foi tirada do seu marido Azizo, rei de Emessa, por Félix para se casar com ele e ser sua 3ª esposa, mesmo ele sendo pagão, e não judeu como ela era (história da minha bisa vó e bisavô, avô e avô (religião e consequências).
- Drusila, na época da audiência de Paulo não tinha 20 anos.
- Ela posteriormente morreu queimada junto com o filho que teve com Félix, pelas larvas da erupção do vulcão Vesúvio.
2-Gov. Festo - Atos 26.24.
- Chamar Paulo de louco por anunciar tantas Palavra por parte do Espírito Santo, é outro caso de "quase se tornar um cristão", teve tudo diante dele" - e seria para toda a sua casa.
- Este Gov. Festo, sem respeito nenhum Àquele que diante dele todos se prostrarão, que julgará o mundo, Festo diz "certo morto, chamado Jesus" (At 25.19).
- Querer minimizar temas eternos e firmes, não mudam a sua essência original. Isto é somente uma forma de tosca de resistir a graça de Deus.
- Mas lamentavelmente muitos só perceberão isto quando for tarde de mais, semelhante ao acontecimento narrado pelo Senhor na vida do rico, em contraste da vida do mendigo Lázaro.
3-Rei Agripa e Berenice - Atos 26.27-28
- "Acha que em tão pouco tempo pode me convencer e converter-me, Paulo?". Aqui está o quase (mais um pouco, e seria uma cristão.
- O rei agripa não entendeu que Paulo não falava por sua força natural, mas o Espírito de Deus falava através dele (v. 28).
- E resistindo a graça salvadora de Deus, se afastou dela levantando-se com Berenice e os demais e fugiu da presença do Espírito de Deus.
- O rei Herodes Agripa II, era filho do mesmo rei Herodes Agripa I (que matou Tiago e prendeu Pedro), que era pai de Drusila, esposa e Festo, e pasmem, Berenice também era filha do rei Agripa. Ou seja, o rei Agripa filho vivia vergonhosamente com sua irmã como esposa.
- Ela havia sido amante do imperador romano Vespaziano, e depois do seu filho Tito, mas sempre voltava ao incesto com seu irmão.
- Portanto, o rei Agripa e Berenice, ao ouvirem Paulo, e podendo se deixarem conduzir pelo Espírito Santo para a nova perspectiva de vida que se abriu em suas mentes, para se renderem a Cristo e purificar sua família de todo pecado, preferiram ficar no quase (v. 28).
4- *Mas Deus deixa boas referências para seguirmos:*
- A família do Carcereiro - Atos 16.30-34
- A Família de Cornélio - Atos 10.33-36,44 - Esta família logo que ouviu a mensagem, toda ela creu com tanta fé que todos foram batizados com o Espírito Santo da redenção, mesmo antes do batismo nas águas.
- Paulo: Atos 26.19.
- Dionísio: Atos 18.8.
Conclusão:
- Toda família batizada, significa o cumprimento da promessa: "crê no Senhor Jesus e será salvo você e a sua casa".
- Ou seja, crianças e adolescentes serão criados e educados no caminho do Senhor, na igreja que é o lugar de cuidado, isto dito por muito deles já convertidos que dizem ser suas escolas um campo de guerra confundindo suas cabeças.
*Enfim, chega o momento em nossas vidas que precisamos separar os homens dos meninos*, para garantirmos famílias decididas por Cristo e usufruindo de suas maravilhosas promessas para nossa casa.
Não resista a graça de Deus. Fuja deste modelo das famílias que, se simpatizam pela palavra de Deus, mas ainda ficam no quase, porque a palavra afirma:
Aquele que crê não será condenado, mas o que não crê já está condenado por não crê no nome do Senhor Jesus - João 3.18.
Comentários
Postar um comentário