A Tua Sorte é o Senhor Jesus
Texto *João 5.1-11
Analisemos o texto que lemos, sobre o homem paralítico.
Havia em Betesda (nome que significava casa de misericórdia), um tanque, junto ao lugar chamado Portão das Ovelhas. Tanque estes com, aparentemente, cinco lados (cinco pórticos), que foram contruidos para cura dos doentes.
- Assim como ninguém sabe, nestes ambientes públicos, a hora que o doutor chegará para atender o doente em sua demanda, o doentes ali acampados nas proximidades do poço, não sabiam a hora nem o dia que o anjo chegaria e moverá às águas, para que o primeiro que a tocasse, ficasse milagrosamente curado.
*O milagre era visto pelos docentes, como algo muito natural*
- Para os doentes que vivam ali aguardando o anjo, tudo era tido como um acontecimento muito natural. Eles criam naquele acontecimento e estavam dispostos a esperar o tempo que fosse, necessário. Isto porque, era a única esperança que eles tenham para terem suas vidas curadas e transformadas. E isso, possivelmente, era o que vez por outra, eles viam naquele que conseguia chagar primeiro na água após a visita do anjo. E "era curado de qualquer doença que tivesse" (v.4).
*Previsão de Deus para um tempo determinado*
- Quando João registra a palavra: "Descia", ainda no v. 4, pode estar indicando que, quando ele escreveu este livro, após a obra e assunção do Senhor Jesus ao Céus, o milagre do anjo já havia cessado.
- Há comentarista bíblico que entende, que o desejo de Deus Pai, com aquele período até a chegada do Senhor Jesus ali, pode ter sido com intuito de aumentar a expectativa do povo na vinda do Messias, assim fazendo-os acreditar com mais afinco nos milagres e nas obras do seu Filho Jesus. Ou seja, o anjo foi usado para aquele momento de transição até o Senhor Jesus.
- O enfermo não respondeu que sim, mas reclamou de sua situação prejudicial frente à regra do mistério, sabida por todos:
- *Num claro sinal de que é possível acreditar que o problema pode até ser solucionado, mas desde de que se siga piamente as regras que há anos não resolveram meu problema*
- Se for por este caminho, poderiam muitos ao redor do pobre paralítico chama-lo de homem azarado.
- Nunca que ele conseguiu ser o 1⁰ a chagar no poço, e nunca que seria curado, porque para as regras ali, ele estava completamente desabilitado, já que seu problema era exatamente nas pernas e por isso ele estava há muito tempo deitado, como diz o texto quando o Senhor Jesus o viu.
- Era como se todas as vezes que o Diretor chegava para avaliar os muitos currículos, ou um médico para avaliar os muitos portuários daquele dia para tratamento, pegasse metade e separasse sem avaliação, por já estarem desabilitados para solucionar seu problema - (v. 7).
*Mas, o Senhor Jesus é a sorte do paralítico - (v. 8)
- O Senhor Jesus imediatamente curou o homem que até aquele momento, não tinha expectativa segura de que conseguiria ser curado pelas regras de onde ele investiu anos na busca por ajuda (v. 9).
3- De você precisa de forças, semelhante ao paralítico, para somente crer e não ficar explicando o porquê de até agora vc não ter conseguido algo que tanta você deseja. Creia que o Senhor Jesus lhe pergunta hoje: Você quer receber renovo de suas forças?
E finalmente, os judeus ficaram chateados com o homem curado em dia de sábado.
- Mas as forças do mal furiosa com a sua benção, que quiser lhe manter com ações de um azarado, sem a graça recebida do Senhor Jesus, vc responderá, quem me abençoou que eu vou obedecer (v.11).
- E obedeça-o e valorise a sua benção, sem pecar, para o problema não retornar pior (v.14).
Nunca se esqueçam de quando seus currículos eram rasgados, seus prontuário arquivadls e demais desejos esquecidos por anos.
Oremos.
Comentários
Postar um comentário