A Ceia do Senhor

1Co 5.7.

Tema: A Ceia do Senhor.

Introdução: 

1- Como origem de refeição religiosa a base está no AT.

Como refeição religiosa, teve seu início no AT no ato de sentar-se à mesa, dar graças a Deus pelo alimento e, assim, celebrar a vida em comunidade.

A pessoa que era adimitida numa refeição tinha a hospitalidade do dono da casa e, consequentemente, sua proteção.

A refeição também tinha a finalidade de selar uma aliança. 

Entendendo o sentido desta refeição religioso:

Com estes significados, a refeição religiosa emprestou daí o sentido de que na Ceia do Senhor o ser humano: 

1- Se aproxima de Deus: Ao sentar-se à mesa com o Deus seu criador e hospitaleiro dono da casa que lhe fez o convite.

2- Tem gratidão pela proteção de Deus: Sente-se agradecido pela segurança por estar sob os cuidados do dono da casa que lhe convidou e lhe proporcionou a participação na refeição de sua casa.

3- Está ciente de selar uma aliança com Deus: Na Bíblia as refeições tinham a finalidade de selar uma aliança ou pacto entre os participantes. 

Vejam que quando o povo saiu do Egito celebrou a refeição da Páscoa como símbolo da rendenção (remissão) da escravidão naquela nação, bem como serviu de antecipação de uma redenção futura, no Cristo que viria. Mas não sem estar norteado desses três princípios: Aproximação de Deus, Gratidão pela Proteção de Deus e estar Selando uma aliança com Deus e o povo.


2- Como origem de sacramento cristão a base está no NT.

A origem se dá nos Evangelhos  Sinóticos, com uma atenção particular para cenária pascal e para a aliança que remontam ao AT. 

Vejam que João Batista já havia anteriormente identificado Cristo como sendo o Cordeiro de Deus (Jo 1.29). Neste sentido, evidênciando que seu corpo e seu sangue derramado seriam oferecidos para a redenção (remissão) do seu povo.

No cenáculo Cristo apresentou os novos símbolos para o seu corpo e sangue - pão e vinho -, por isso Ele é apresentado como a nossa Páscoa por Paulo (1Co 5.7: "Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós"). 

      .Assim deve ser comemorada a morte do Senhor Jesus, a ressurreicação e a vitória sobre a morte até que Ele retorne paraos seus.


3- Como devemos participar da Ceia, da Páscoa cristã, está no AT e no NT.

Isto tem um enriquecedor sentido de comer e beber juntos a refeição da aliança ou do pacto no AT, pois levava o significado de uma refeição de aliança, na qual as duas partes tinham comunhão e prometiam lealdade uma a outra (Êx 24.7-11).

Da mesma forma na Ceia instituída por Cristo. A aliança do NT levava o significado de uma refeição para um pacto, na qual as duas partes tinham comunhão e prometiam lealdade uma a outra. Portanto, os convidados à mesa do Senhor também estão firmando o pacto de aliança  uns com os outros, semelhante à obediência à Páscoa instituída no Egito. 

Então, como devemos participar da Páscoa Cristã, com os novos símbolos do corpo e do sangue ordenado por Criso, que é o pão e o vinho? Vejamos 1Co 11.18ss:

1- Sem divisão ou facção no corpo - v. 18.

    .Mesmo que tenha divisão, cada um deve dar conta de sí mesmo no Dia do Senhor - v. 19.

   .Divisão no entendimento já existia naquela época. Mas desde já Paulo trata o mistério da Ceia como matéria dada. E é com base nela que estamos pregando aqui hoje.

       .Muitos nas não crentes, crentes e disviados que dar um direção ou sentido novo para a Ceia, mas foi o Senhor que a estabeleceu. Tanto no modelo do AT como no NT.


2- Não achando que está transformando a Ceia do Senhor numa ceia mundana - v. 20.

    .A Ceia Páscal está consagrada por uma herança ritual, carregada de sentido espiritual, e não é individual, mas prefigura uma aliança entre duas ou mais pessoas e com Deus - Você não toma a sua própria ceia - v. 21, mas sim uma Ceia que Deus te convidou para se aproximar dEle, receber da proteção dEle e, assim firmar uma aliança com o dono da Casa que você está, que é Ele mesmo o proprietário - v. 22.

     .A pessoa não pode criar um mundo espirtual para ela viver dentro do corpo de Cristo, se o dono do corpo é o Soberano Deus, o cabeça de Cristo. 

      Se a pessoa não quer ser fiel dizimista neste corpo, ou não quer crescer no dom que recebeu de Deus, se não quer honrar o voto que fez dizendo que obedeceria e seria um com Cristo no seu corpo, se ela desonra a sua família espiritual ou biológica quando está estando longe dela, se assume postura mundana reprovada por Deus, essa pessoa deve orar e clamar a misericórdia de Deus para a sua alma, o quanto antes, para ver se ainda consegue encotrar a paz e uma vida de piedade pela ação da graça de Deus.

3- Reconhecendo que a Ceia é o corpo e o sangue do nosso Salvador, e é para memória da nossa salvação - v. 23-24.

      .Portanto, nos faz lembrar da morte de Cristo e que Ele é a nova aliança para nos unir ao Pai. E isto todas as vezes que nos reunirmos para tomarmos os elementos - v. 25-26.

4- Participando da Ceia como ela é para não se tornar réu - v. 27.

      . Réu do corpo e do sangue, é o mesmo que ser réu da mesma condenação que todos que foram contra Cristo para o matar em sua obra de salvação; ou réu pq engana na obra de Deus como Ananias e Safira pensando que podia enganar o Espírito Santo com as promessas que fez com as suas finanças, ou como Simão o mágico que queria comprar o dom do Espírito Santo, porque não queria servir obediente ao chamado de Deus, mas queria era ser reconhecido no que faria com o seu dom.

5- Cada um/a examinando-se a si mesmo, antes de tomá-la.

         Para não se preocupar com esta condenação - v. 28  

       .Esta piedosa atitude de cada membro do corpo, reflete o cuidado que se deve ter com as coisas sagradas que envolvem a alinça com o Sobereno Senhor, para não serem condenados - v. 29-30

        .Existem igrejas reformadas que os clérigos vão nas casas dos ovelhas dias entes da Ceia ser sevida, para avaliar a vida espíritual delas, para conservaver se estão saldáveis espiritualmente, psicologicamente e fisicamente. Porque quem as julgará será o Senhor - v. 31-32. 

      .Elas não poderão se auto jugar no futuro, mas podem se auto avaliarem no presente.

         .O Senhor nos julga já aqui impondo esta condenação, para nos ajustarmos obedientemente à sua vontade aqui anda nesta vida. E assim não sermos julgados no futuro com o ímpio. Pq em meio ao sofrimento permitido por Deus, muitos que reconhecem onde estão caídos, retornam a tempo para o Senhor, ainda que alguns tenham que partir mais cedo para o Senhor - 1Co 5.1-13

Conclusão:

Vers. 33: Portanto, para participar da Páscoa cristã, é necessário todos estarmos juntos neste entendimento: Próximos de Deus (à mesa), Agradecidos pela Protegidos de Deus  (com paz no coração), e com um só propósito (renovação da aliança de comunhão com Deus e os irmãos).

Palavra final:

Vivemos numa época que muitos que se dizem cristãos estão mais preocupados com competição que com consagração, com felicidade do que santidade.

Portanto, é urgente colocarmos as nossas prioridades na sequência que vem de quem começou todas as coisas, Deus.

Oremos. 


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