Mudança de Céu.
Ap. 21.21-27
Apocalipse: 21. 21. Os doze portais eram doze pérolas; cada um dos portais construído a partir de uma só pérola; e a rua principal da cidade era de ouro puro, reluzente como o vidro límpido. 22. Contudo, não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro são o seu santuário. 23. A cidade também não necessita do sol nem da lua, para que brilhem sobre ela, pois a plena Glória de Deus a ilumina e o Cordeiro é o seu candelabro. 24. As nações andarão sob a luz dessa cidade, e os reis da terra lhe trarão suas riquezas. 25. Os seus portais estarão continuamente abertos todos os dias, e ali não haverá noite. 26. A glória e a honra de todas as nações lhe serão trazidas. 27. Nela jamais entrará qualquer coisa impura, tampouco, alguém que pratique ações vergonhosas ou mentirosas, mas unicamente aqueles cujos nomes estão gravados no Livro da Vida do Cordeiro!
Introdução:
Quero destacar três céus na Bíblia:
1- Na Criação, 2- Pós Dilúvio e 3- Pós Mundo.
Vejamos a citação do 1° céu (criado e chamado firmamento) antes do Dilúvio - Gn 1.6-8.
Gênesis: 1. 6. Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas". 7. Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi. 8. Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.
Obs: Exemplifico o 1° céu como uma “estufa”.
- Havia “...água sobre o firmamento” (vs.7): O comentarista... entenda que seria possivelmente um dossel (proteção) de vapor de água que tornava a terra semelhante a uma estufa por providenciar uma temperatura uniforme, inibir os movimentos de massas de ar, provocar a queda de nevoa e filtrar os raios ultra violetas. Sabe qual era o resultado disso? Longevidade.
Agora vejamos a citação do 2° céu como conhecemos e do 3° Céu que os arrependidos conhecerão após a morte ao estarem salvos por Cristo - Dt 10.14. (Lembrem-se que Dt foi escrito depois do dilúvio ocorrido em Gn., quando o 1° céu tipo estufa deixou de existir.
Deuteronômio: 10. 14. Eis que do Senhor teu Deus são o céu e o céu dos céus, a terra e tudo o que nela há.
1° e o 2° Céus se parecem muito, fruto da didática de repetição adotada por Deus, desde a criação, por sua misericórdia, para que o máximo possível de pessoas seja salva.
Desenvolvimento:
Conheçamos um pouco sobre a vida debaixo dos dois primeiros céus e da mudança de um céu para o outro:
1- O 1° Céu.
A- Quem era justo debaixo do Primero céu?
No 1°- Adão teve um chamado à pureza, mas se perdeu e é Noé é quem se apresenta justo debaixo do 1° céu (integro, puro, diante de Deus) – Gn 6.9.
Gênesis: 6. 9. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo [puro], íntegro entre o povo da sua época; Noé andava com Deus.
B- Quem poderia mudar do primeiro para o segundo céu?
Do 1° para o 2° céu a entrada só era franqueada para quem fosse puro. E isso só foi encontrado em Noé e sua família.
C- A mudança de céu era só para quem vivia diferente daquela geração.
Portanto, para entrar no próximo céu (que é 2°), era preciso ser salvo, separado da geração perversa de sua época (Gn 6.5,11-13).
Gênesis: 6. 5. Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. 11. A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. 12. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. 13. Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.
A pessoa tinha de andar na luz, longe das trevas do pecado do mundo de sua época. E Noé e sua família foram os únicos justo que passaram para verem o 2° céu.
2- O 2° Céu.
A- Quem era justo debaixo do segundo céu?
No 2°- Todos descendentes de Noé tb. têm um chamado à pureza (integro diante de Deus). Por isso Deus chama a todos para o arrependimento com o testemunho do dilúvio.
.Ainda no AT o Senhor deixou claro que não tem dificuldade de recomeçar tudo novamente com uma única pessoa ou uma única família. Demonstra isso começando com o seu povo por meio agora de Moisés – Dt 9.13-14.
Deuteronômio: 9. 13. Disse-me ainda o Senhor: Atentei para este povo, e eis que ele é povo de dura cerviz; 14. deixa-me que o destrua, e apague o seu nome de debaixo do céu; e farei de ti nação mais poderosa e mais numerosa do que esta.
- Deus quer o seu povo justo, puro, também debaixo do 2° céu.
B- Quem poderia mudar do segundo para o terceiro céu?
Do 2° para o 3° céu a entrada só será franqueada para quem for puro. Por isso a Bíblia diz que só entra justos (puros), como foi do 1° para o 2° céu com o justo Noé. Ou seja, só verdadeiros arrependidos.
O profeta Isaías sob o 2° céu em 30.15, diz:
Isaías: 30. 15. Com efeito, assim diz o Soberano Yahweh, o Santo de Israel: “No arrependimento, na conversão e na paz produzida pela fé está a vossa salvação; na paciência e na tranquilidade está o vosso poder; contudo, vós o rejeitastes!
.Também por isso ainda no 2° céu no NT, João Batista chama todos à pureza pelo arrependimento -
Marcos: 1.4. Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.
.No 2° céu no NT, Jesus também chama todos à pureza pelo arrependimento –
Mateus: 4.17, diz: Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".
.No 2° céu no NT, Pedro, o líder dos apóstolos após descer o poder do Pentecostes chama todos à pureza pelo arrependimento –
Atos: 2.38, diz: Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
-Portanto, só arrependidos, só justos, puros, poderão mudar do 2° para o terceiro céu, como foi do 1° para o 2° céu. A meta é a mesma para todas as gerações.
C- A mudança do 2° para o 3° céu é só para quem vivi diferente dessa geração:
Portanto, para entrar no próximo céu (que é o 3°), tb. será preciso ser justo, salvo, separado da geração perversa da época atual (At 2.40).
Em Atos: 2. 40, registra sobre Pedro, o seguinte: E com muitas outras palavras dava seu testemunho pessoal e os encorajava, proclamando: “Sede salvos desta geração que perece!”
- Igual a observação do 1° céu de Deus para Noé.
3- O 3° Céu.
Embora os dois primeiro céus desta humanidade sejam parecidos, o 3° Céu é diferente daqueles (não há uma cobrança à pureza, mas só vive nele quem é justo, puro, integro).
.Ele não é uma passagem para dois caminhos como os outros dois, fruto da escolha humano, mas as duas chances para acertarem o caminho já foram permitidas por Deus no 1° e no 2° céus.
1-Fica claro que é um falácia a teoria da “apocatastase”-
.Isto fica claro quando Jesus diz em - Lc 13.23-25.
Lucas: 13.23. Foi quando alguém lhe indagou: “Senhor, haverão de ser poucos os salvos?” 24. E Ele lhes exortou: “Esforçai-vos por adentrar pela porta estreita, pois Eu vos asseguro que muitas pessoas procurarão entrar e não conseguirão. 25. Quando o proprietário da Casa tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, exclamando: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele, contudo, vos responderá: ‘Não vos conheço, nem sei de onde sois vós!’.
- Isto lembra a arca de Noé, concorda?
2-Outra clareza é que Jesus é o sol da justiça –
Os que entrarão no 3° Céu não são por mérito humano, mas por serem justos - justificados pela obra de justiça do sol da Justiça – Ml 4.2a.
Malaquias: 4. 2a. Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará...
Conclusão:
Como um reder de plantão entre o sol e a lua, Jesus com todo o seu esplendor parte para a casa do Pai, e compartilha do esplendor do seu brilho para a lua que com brilho menor (que somos nós, os salvos) assumimos a obra de justiça iluminado a terra na escuridão das trevas que ela se encontra (da geração perversa que ela se encontra).
1- No primeiro céu havia vida eterna, e passou a ter, pós pecado, vida longa e finita.
2- No segundo céu, através de Noé, a vida foi reduzida consideravelmente em relação ao que se tinha antes.
3- No terceiro céu, por meio da obra de Cristo na cruz nos chamando ao arrependimento, retornamos a vida eterna do novo céu.
Oração:
- Só os salvos por Jesus poderá vê-lo (A Santa Ceia é para os salvos).
Santa Ceia dos salvos, justificados por Jesus Cristo.
Comentários
Postar um comentário